fbpx
teste de personalidade arquétipos de marca

Arquétipos: Como descobrir o meu?

Uma ótima forma de descobrir qual é o arquétipo de sua marca, é responder à perguntas muito específicas sobre sua personalidade como proprietário de seu negócio.

Os arquétipos estão sendo descobertos por muitas pessoas e empresas, como se fosse uma tendência recente, mas na verdade, eles foram criados há décadas atrás, nasceram na mesma época da psicologia.

Vamos descobrir qual é o seu?
15 Perguntas: 10 Minutos. Resultado Imediato.

Arquétipos: Como Implementá-los?
O que devo fazer após descobrir o meu arquétipo primário?

Mais importante do que descobrir o seu arquétipo é aprender a implementá-lo. Tornar o conhecimento teórico em algo impactante para sua marca deve ser o seu alvo.

Muitas pessoas têm encontrado nosso teste  depois de digitar no Google “Como Descobrir meu Arquétipo”.

Temos desenvolvido ebooks e cursos sobre os arquétipos de marca para lhe ajudar a aplicar essa metodologia. Interessado? Ao terminar o teste do arquétipo, role até o fim dessa página e clique para baixar nosso workbook prático com conteúdo exclusivo. No fim, encontrará um link para nosso briefing de auto-diagnóstico digital, que lhe auxiliará a transformar a sua marca de dentro para fora, criando um conteúdo diferenciado: uma mensagem verbal e visual com cunho emocional.

Além de lhe ajudar a descobrir qual é o seu arquétipo e como implementá-lo, queremos também lhe ajudar a perceber quais são os verdadeiros benefícios de usar os arquétipos na criação de sua marca.

Carl Jung, trabalhou com Freud, o fundador da psicanálise. Os dois  colaboraram, por um breve período, em uma visão conjunta da psicologia humana. Depois de um tempo, eles discordaram, e se afastaram, desenvolvendo duas áreas que hoje são altamente respeitadas.

A importância de descobrir qual é o seu arquétipo, está relacionada com o auto-conhecimento, para que sua marca seja desenvolvida com uma “alma” que tenha características sustentáveis. O resultado é a identificação e atração de pessoas que se assemelham com sua personalidade.

Quando se trata de marcas, o foco principal precisa ser se diferenciar e se destacar. Atraímos clientes que pensam da mesma forma, conectando de uma forma mais profunda, ao mesmo tempo que nos distanciamos de nossos concorrentes.

Através dos arquétipos, podemos desenvolver uma estratégia sólida, que terá como objetivo contar uma história, que falará da dor, da superação e da solução, utilizando um tom de voz consistente em todos os canais e  técnicas emocionais que lhe permitirão avançar e expandir a sua marca à medida que descobre características psicológicas de seu cliente ideal que têm afinidade com as suas: seus medos, motivações, fraquezas, pontos fortesetc.

Para descobrir qual é o seu possível arquétipo de marca, você precisará clicar e responder apenas 15 perguntas. É um teste rápido, interativo, e muito fácil. Você terá que refletir e marcar as respostas com sinceridade, de acordo com a sua personalidade.

Clicando abaixo, você poderá explorar e descobrir 12 micro sites, 1 para cada arquétipo de marca, que irão ajudá-lo a entender melhor como essa metodologia pode ajudá-lo.

Arquétipos e motivações humanas

Os arquétipos representam e instigam certas motivações e emoções humanas. Humanos querem se conectar com outros humanos – mesmo quando estão comprando. Os arquétipos nos auxiliam a nos conectar emocionalmente com nossos clientes. Eles são divididos em 4 subcategorias de acordo com seu principal desejo motivacional:

1. Deseja de Pertencer,   2. Desejo por Maestria,   3. Desejo por Estabilidade,   4. Desejo por Plenitude

Além do teste, a outra forma de descobrir qual é o seu arquétipo é focar em qual é sua principal motivação, e ler os 3 arquétipos desse subgrupo e ver qual mais se encaixa em sua personalidade.

Para traduzir isso para a sua marca pense em seu público alvo, e como você pode transformar sua comunicação de forma a atender um público que parece com você.  Você sabe qual é a maior motivação de seu cliente ideal?

Arquétipos que Desejam Estabilidade

Arquétipo Governante Logo

O Arquétipo Governante: o seu maior desejo é exercer o poder, não importa a esfera de atuação, é responsável e gosta de ter o controle.

Criador Arquétipo LogoMarca

O Arquétipo Criador: possui o dom da criatividade e precisa expressá-lo através de ações significativas.

arquetipo cuidador logo

O Arquétipo Cuidador: tem o grande desejo de ajudar outras pessoas como faria consigo mesmo e teme por momentos difíceis não por si, mas pelos outros.

Arquétipos que Desejam Pertencer

Arquetipo Amante

O Arquétipo Amante: o seu foco está em relacionar-se com outras pessoas e teme ficar sozinho, valorizando assim a beleza e o romance.

Logo Cara Homem Mulher Comum

O Arquétipo Homem Comum: possui o desejo de pertencer ao grupo, sendo igual aos demais e não expõem aquilo que realmente pensam e sentem.

comediante bobo da corte arquetipo

O Arquétipo Bobo da Corte ou Tolo: aposta no humor e na ideia de viver o momento, aproveitar ao máximo sem se importar com o que as outras pessoas vão pensar.

Arquétipos que Desejam Plenitude

Arquétipo Explorador Logo

O Arquétipo Explorador: liberdade é o valor mais importante para esse arquétipo que procura fugir do tédio e sempre experimentar algo novo.

Arquétipo Sábio Logo

O Arquétipo Sábio: deseja entender o mundo através do estudo e da autorreflexão, é metódico e detalhista e acredita que a verdade é libertadora.

Arquétipo Inocente Logo

O Arquétipo Inocente deseja ser feliz primeiro e acredita num mundo melhor onde todos podem ser quem desejam.

Arquétipos que Desejam Maestria

arquetipo marca mago magico

O Arquétipo Mago: busca a visão das leis fundamentais do universo misturando conhecimentos ocultos, religião, ciência e tecnologia para fazer acontecer.

Arquétipo Herói Logo

O Arquétipo Herói: acredita que com vontade, dedicação e coragem é possível conquistar qualquer coisa, portanto, não mede esforços para isso.

Logo Arquétipo Fora da Lei

O Arquétipo Fora da Lei ou Rebelde: gosta de quebrar regras, chamar atenção para si e é fiel a seus próprios valores e não aqueles considerados certos pelos outros.

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DOS ARQUÉTIPOS

Como seres humanos, nós estamos pré-programados para reagir inconscientemente a gatilhos mentais de origem externa. Temos um consciente coletivo, aprendermos racionalmente.

Quando alguém chama seu nome, é instintivo olhar para traz.
Quando você sente o cheiro de churrasco, sente fome.
Quando vê foto de viagem tem desejo de viajar.
Quando ouve uma música sente nostalgia de um tempo bom.

Essas respostas acontecem instantânea e inconscientemente. Não depende de serem processadas racionalmente.

Os arquétipos são uma abordagem estratégica de psicologia. Através deles, sua marca começará a entender melhor e aplicar o poder desses gatilhos emocionais. Você aprenderá a estimular os sentidos de seu cliente ideal para agir inconscientemente, sem pensar duas vezes.
Você começará a vender sem “vender”.

Antes de iniciar seu conteúdo visual, é preciso criar raízes. Pense em um Iceberg. A parte que conseguimos ver é muito pequena comparada com tudo o que o sustenta. Assim também é com árvores, edifícios, e tudo o que precisa de um fundamento base.

Seus gráficos e imagens, seu tom de voz e conteúdo, precisam focar em trazer uma experiência de marca consistente. Seu brand guide (manual de comunicação) protegerá todas as decisões, conteúdo e planejamento de marketing no futuro.

Para liberar o poder de seu recém-descoberto arquétipo, você precisa primeiro definir suas mensagens principais. Este deve ser o foco da sua estratégia de desenvolvimento de marca. Depois que sua mensagem estiver definida, é hora de começar a incorporá-la ao seu visual e design. Então você estará se comunicando na linguagem universal da sua marca!

Se você examinar as marcas que admira, verá que elas usam arquétipos e escolhem suas palavras cuidadosamente. A maneira particular como algumas palavras são unidas, posicionadas, é tudo bem intencional. Quando isso é trabalhado junto a símbolos, psicologia das cores, tipografia e imagens, é uma receita de sucesso! Se todos esses detalhes da marca permanecerem consistentes – ela se tornará memorável.

Se você deseja cultivar uma voz que atraia seus clientes ideais (e até mesmo repele aqueles com quem você não quer trabalhar!), você DEVE atingir essas duas metas:

Você precisa ser memorável e relacionável.

Então, definir a personalidade de sua marca é o primeiro passo para atingir essas metas.

Descobrir e escolher arquétipos ajuda a estreitar seu foco.
Os arquétipos trarão para seu negócio, uma estrutura consistente, eficaz e duradoura.

estrategia de marca com arquetipos
arquétipos ebook
FUNDAMENTO DOS ARQUÉTIPOS

Os arquétipos são tão antigos quanto a própria arte de contar histórias.

Platão (o filósofo grego) que estava passando por Atenas em 348 a.C. explorou a ideia de arquétipos quando falou de “formas de intuição” como modelos de compreensão intuitiva.

Nós nascemos com os mesmos instintos e compreensão inconsciente de padrões universais de comportamento.

Pré-programado em nossos cérebros, os arquétipos são uma ferramenta extremamente útil ao definir a posição de sua marca, é uma compreensão instintiva e familiar.

De acordo com o professor da Harvard Gerald Zaltman 95% de nossas decisões de compra são feitas na mente a nível subconsciente. Isso significa que marcas com uma forte personalidade arquetípica que se conecta em um nível emocional com seu público-alvo têm uma vantagem enorme sobre a concorrência.

BENEFÍCIOS DE TER UMA MARCA BASEADA EM ARQUÉTIPOS:

- Ter maior potencial de preço
- Ter um ciclo de vendas mais rápido
- Ser a autoridade no seu nicho
- Adicionar autenticidade
- Definir e aprimorar a sua mensagem principal
- Atrair leads qualificados e manter clientes fiéis

Por: Mariana Barbosa

Se você já fez o teste de personalidade em nosso site e descobriu qual é o seu arquétipo, o próximo passo é acessar o nosso questionário interativo, um processo de auto-diagnóstico digital que lhe guiará no processo de criação de seu conteúdo, gerando maior conexão emocional com seu cliente.

O acesso ao auto-diagnóstico encontra-se no fim de nosso livro. Ali você também aprenderá a ativar essa estratégia para atrair e conquistar o cliente ideal, e  se diferenciar de seus concorrentes, criando assim uma marca humanizada, seja ela pessoal ou corporativa.

Capa Ebook Arquetipos 360

Mariana é estrategista, sócia na Lytron, agência de branding nos EUA fundada em 2001.  Também treinada em Arquétipos pela Carol Pearson, do Jung Center in Houston, uma das autoras do livro que sistematizou os arquétipos para marcas.

Mariana foi a primeira no Brasil a trabalhar com materiais sobre os Arquétipos de Marca no digital, baseado no sistema descrito no livro “O Herói e o Outlaw”.

Com mais de 1000 clientes no Brasil, EUA e Europa, Mariana e sua equipe desenvolve materiais para ajudar estrategistas, designers, escritores de conteúdo, fotógrafos, e outros profissionais da área, bem como clientes que desejam crescer sua marca pessoal ou corporativa no digital e seus negócios.