fbpx

O "Arquétipo Sereia" existe?

A resposta curta é não. O que muitos chamam de “Arquétipo Sereia” é na verdade uma mera representação do Arquétipo de Amante.
Primeiramente vamos definir o que são os arquétipos:

São exemplos típicos e primários de algo
São modelos na mente coletiva
São um sistema da psique
São padrões de comportamento subliminar
Personalidades da psicologia
São uma estrutura que facilita o contar de histórias e conexão entre narradores e ouvintes de forma emocional

teste de personalidade arquétipos de marca

Muito temos ouvido falar do "Arquétipo Sereia", mas se ele não é um Arquétipo qual é a base para esse tipo?

Na internet há muitos sites que falam sobre o interesse, principalmente das mulheres, de aprender a ativar esse “arquétipo”. Há uma “promessa” que ele ajuda na sedução e manipulação daquele que se deseja conquistar. Ensinam a repetir frases, ouvir músicas e ficar mentalizando imagens.

Os próprios sites místicos dizem que é um processo perigoso. Explicam que é um “arquétipo” egotista e não necessariamente ideal para manter um relacionamento saudável. Em nossa opinião existem outros perigos: o da falta de autenticidade e longevidade da estratégia. Também achamos que ficar invocando algumas coisas tem um cunho espiritual perigoso.

Como estrategistas, nós não seguimos misticismo e técnicas de manipulação.
Por que?

Você pode até conseguir seduzir o outro lado, mas conseguirá mantê-lo?

Com nossos clientes falamos muito sobre autenticidade. Quando fazemos o teste do arquétipo, a ideia é descobrir sua personalidade dominante.

Para criar uma estratégia que funcione a longo prazo, seja em uma marca pessoal ou corporativa, é necessário passar por um processo diagnóstico:

Quem é você? Quem você deseja conquistar? Quem são os concorrentes?

Para achar essas respostas, é de suma importância responder genuinamente tanto o teste dos arquétipos gratuito do site quanto ao sistema de auto-diagnostico digital que tem o link em nosso livro. A ideia é que eles possam descobrir quem são, e assim atrair pessoas como eles, ou que desejam o que eles têm.

Mesmo que você tente “ativar” o suposto “Arquétipo Sereia”, com “o que dizem que ela carrega”, se seu arquétipo não for o Amante, como dominante, será difícil sustentar e manter a relação, seja ela qual for.

O Arquétipo Amante é o sedutor. Sua motivação primária é de se conectar e pertencer. Apela para os 5 sentidos e tem um tom de voz suave, sensual e empático.
Busca o amor verdadeiro, mantém viva a paixão, deseja manter a parceria, busca prazer e segue suas emoções. Morre de medo do abandono, ou de permanecer em uma relação sem que haja paixão genuína.

É importante não manipular o cliente com o foco de iniciar um relacionamento de alta intensidade, se depois não conseguir sustentar e fidelizar através da constância.

Seja em relacionamento amoroso, interpessoal, ou corporativo, o segredo está na consistência, na constância. Ninguém gosta de se relacionar com pessoas que se comportam de forma diferente a cada dia.

Sendo fiel a sua personalidade principal, você conseguirá sustentar seu padrão comportamental em todo o tempo em que interagir com o seu cliente.

Se você fez o teste em nosso site e seu arquétipo é o Amante, esse é o termo certo para usar ao invés de dizer arquétipo sereia.

As sereias são parte da mitologia. Sendo metade mulheres belas e metade peixes, a lenda diz que encantavam pescadores para que esses fossem afogados no fundo do mar.

Se o desejo é atrair, seja na marca pessoal ou corporativa, o interesse no bem estar do outro precisa sempre ser levado em consideração e a promessa da marca precisa ter como foco a fidelização de clientes.

Muitas vezes sua marca atrairá governantes, líderes que desejam quebrar o estigma de mulheres e homens fortes e sem sentimentos. Desejam ter um momento para serem vulneráveis. Outras vezes atrairá o cuidador, que deseja sair do cenário comum de ser mãe e cuidar da casa para adquirir produtos que farão se sentir viva de novo (cosméticos, perfumes, roupas, restaurantes, vinho, viagens, experiência em um hotel a dois). Outro exemplo é a possibilidade de atrair o mago que tem a necessidade de passar por uma transformação no visual e se sentir com uma estima mais elevada.

Seja qual for a personalidade que você atrairá, seja fiel ao seu arquétipo dominante. Treine sua equipe sobre a importância de ser autêntico e sincero no tratamento com o cliente. Treine o tom de voz, a cultura e experiência que sua marca deseja passar.

Relacionamentos de longa duração não focam somente em caprichar no período de conquista, mas em manter o fogo aquecendo em todo o tempo. Pode até acalmar, mas nunca acabar.

Portanto, se você está lendo até aqui sobre esse “arquétipo sereia” nossa maior recomendação é: estude o Amante e use sistemas estratégicos para conquistar seu cliente ao invés de apelos místicas.

Se você ainda não sabe como ativar os arquétipos de forma correta, entre nos destaques de nosso Instagram, e clique em “Ativação”. Ali você vai aprender a utilizar os arquétipos para humanizar sua marca Amante, e desenvolver uma conexão emocional profunda com seu cliente ideal.

Por: Mariana Barbosa

Se você já fez o teste de personalidade em nosso site e descobriu qual é o seu arquétipo, o próximo passo é acessar o nosso questionário interativo, um processo de auto-diagnóstico digital que lhe guiará no processo de criação de seu conteúdo, gerando maior conexão emocional com seu cliente.

O acesso ao auto-diagnóstico encontra-se no fim de nosso livro. Ali você também aprenderá a ativar essa estratégia para atrair e conquistar o cliente ideal, e  se diferenciar de seus concorrentes, criando assim uma marca humanizada, seja ela pessoal ou corporativa.

Capa Ebook Arquetipos 360

Mariana é estrategista, sócia na Lytron, agência de branding nos EUA fundada em 2001.  Também treinada em Arquétipos pela Carol Pearson, do Jung Center in Houston, uma das autoras do livro que sistematizou os arquétipos para marcas.

Mariana foi a primeira no Brasil a trabalhar com materiais sobre os Arquétipos de Marca no digital, baseado no sistema descrito no livro “O Herói e o Outlaw”.

Com mais de 1000 clientes no Brasil, EUA e Europa, Mariana e sua equipe desenvolve materiais para ajudar estrategistas, designers, escritores de conteúdo, fotógrafos, e outros profissionais da área, bem como clientes que desejam crescer sua marca pessoal ou corporativa no digital e seus negócios.