Como o Coronavírus (COVID-19), agora uma pandemia, se espalha pelo mundo, o seu negócio está preparado e já está a responder?
Infelizmente, é difícil prever o comportamento humano e como as pessoas reagem a fenómenos globais sem precedentes, como o surto de coronavírus, mas aqui estão as perguntas que muitas empresas estão a fazer e as respostas que irão garantir que esteja bem posicionado para sobreviver a esses tempos incertos – e então prospere.
1. Possui ferramentas e processos para reuniões remotas e online?
Todas as empresas com um escritório irão precisar considerar modos de operação remotos em algum momento, potencialmente até os irão forçar.
Instale ferramentas como Zoom, Google Hangouts, Skype ou Blue Jeans que irão permitir que as reuniões “presenciais” continuem entre a equipe e os seus clientes, onde quer que estejam.
Use ferramentas como o Google G-Suite (Google Drive, Google Docs, Google Sheets, Google Slides), Dropbox ou Office365 para permitir a colaboração e a partilha de ficheiros.
Os seus funcionários têm acesso a uma banda larga significativa fora do escritório? Qual a velocidade da ligação doméstica à Internet? O plano de dados móveis deles irá permitir que eles trabalhem em casa sem incorrer em custos adicionais ?
2. Mantém a sua equipa bem informada sobre a estratégia e as políticas do negócio?
Em períodos de incerteza, a sua empresa precisa estar sempre atenta à transparência e manter a sua equipe informada. Qual é a política e o plano se alguém da sua equipe se tornar um paciente confirmado com Coronavírus? Qual é a sua política para viagens domésticas ou no exterior? Tome uma decisão medida com antecedência e comunique-a à sua equipe.
Se a estratégia de negócios mudou ou se está prestes a mudar, mantenha-os informados. Seja aberto com eles sobre as suas preocupações e riscos – eles podem muito bem ter soluções para o problema.
3. Pode se adaptar e mover-se rapidamente? Os seus recursos irão estar prontos para a mudança?
Os seus sistemas e processos são robustos o suficiente enquanto são flexíveis o suficiente para adaptar-se às mudanças? Considere um ambiente de trabalho ágil usando táticas como stand-ups, sprints e definição de objetivos com resultados principais (OKRs). Quem é que na sua empresa está em melhor posição para tomar decisões executivas conforme a necessidade? E se os problemas de fluxo de caixa significarem que tem que deixar a equipe sair? Qual é o seu plano para reestruturar ou operar num ambiente enxuto?
4. Se a sua empresa é de retalho, o que chamamos digital de loja offline, tem o comércio eletrónico (compras on-line) ativado no seu site, com os canais de distribuição prontos para uso?
Essa já era uma tendência muito antes da chegada do Coronavírus e muitas empresas ainda precisam adaptar-se. Se este é o seu caso, já deve estar a pensar em ativar o comércio eletrónico e os canais de distribuição alternativos. Considere Shopify, WooCommerce, BigCommerce e outras ferramentas que permitem vendas e marketing on-line.
Se já possui comércio eletrónico, verifique se o site está marcado para comércio eletrónico avançado e se o comércio eletrónico avançado está ativado no Google Analytics.
5. Fez uma análise de risco? Qual é a sua vantagem competitiva na atual situação económica? Quais dos seus concorrentes estão em risco e há uma oportunidade lá?
Qual é o risco real do Coronavírus para os seus negócios? Está relacionado aos recursos ou à maneira como trabalha? Existe risco financeiro? Existe um risco compatível? Determine isso e descubra onde deve concentrar os seus esforços.
6. Está a investir o seu dinheiro em marketing na estratégia certa e no futuro? A sua estratégia é diferente de ontem, da semana passada ou do mês passado?
Onde é que está a investir o seu dinheiro em marketing agora? O que está a funcionar para si? O reconhecimento da sua marca é excelente, mas as vendas estão a diminuir ? Agora é a hora de obter novos clientes em detrimento dos existentes ou vice-versa? As mensagens que está a lançar no mercado precisam mudar? Os seus concorrentes aumentaram os seus orçamentos para gastar em campanhas, o que significa que está a ser ultrapassado em campanhas da Pesquisa Google (SEM)? O seu conteúdo orgânico começou a não funcionar porque os seus clientes estão interessados noutras coisas no momento? Essas são todas as coisas que precisa considerar para não ficar para trás.
7. Tem total visibilidade do que está a acontecer no seu ecossistema digital para poder tomar decisões rápidas e mudar conforme necessário?
Talvez não tenha visibilidade das análises e dos dados corretos para poder tomar decisões corretas em relação à sua estratégia digital. O número de pessoas que visitam o seu site está a diminuir? O seu utilizador típico está a mudar do computador para o telemóvel? As pessoas estão a falar negativamente sobre sua marca nas redes sociais? O seu custo por conversão / transação está a aumentar? Como está o seu funil de conversão? Uma plataforma começou a ter um desempenho melhor do que outras plataformas? Para poder tomar decisões informadas sobre a sua estratégia digital e otimizar dentro e entre plataformas, precisa estar de acordo com essas informações.
Tags: loja online, ecommerce, digital, marketing digital, mkt digital, negócios online