Para quem tenha um site na Internet, certamente é crucial que o mesmo esteja ativo e acessível. Isto será igualmente válido para os motores de pesquisa, que com o objetivo de manterem os seus resultados livres de possíveis “links mortos”, removem regularmente sites inativos ou cancelados.
A Google não será exceção, e de acordo com recentes informações reveladas pelo portal SERoundtable, a Google pode começar a desindexar os sites dos resultados de pesquisa em cerca de dois dias depois destes terem permanecido offline.
Quando os bots do sistema de pesquisa tentam aceder a um site, e verificam que o mesmo se encontra inacessível, o processo é repetido normalmente algumas horas mais tarde. Caso a Google verifique que o site se encontra inacessível por um longo período, então podem começar a ser removidos links dos resultados de pesquisa.
John Mueller, da Google, refere que este processo costuma ocorrer de forma automática, e normalmente demora alguns dias para que os links comecem a ser removidos. No entanto, se durante este período o site voltar a ficar ativo, os conteúdos são também rapidamente reindexados – a remoção ocorre apenas por URL, e não afeta o domínio por inteiro.
Obviamente será sempre recomendado que os sites tenham o maior uptime possível, não apenas para os bots da Google mas também para garantir o acesso por parte dos visitantes ao mesmo.
Fonte:Tugatech.PT