A estratégia de marca integra as quatro etapas – objetivo, clientes, concorrência e oferta – num ponto de partida coeso para a sua marca. Compreender como esses quatro componentes se encaixam fornecerá as informações necessárias para posicionar a sua oferta efetivamente nas mentes dos seus clientes-alvo. As principais ferramentas de estratégia de marca que usaremos para cristalizar essas informações são a declaração de missão e a declaração de posicionamento.
1 — Identidade da marca
A identidade da marca concentra-se nos aspetos tangíveis, geralmente visuais, da sua marca. A identidade da sua marca é o que ajuda as pessoas a identificar e reconhecer literalmente a sua marca. A identidade da marca inclui o nome da marca e a identidade visual (cores, tipografia, símbolo ou marca).
Nas etapas de Concorrência e Oferta, falamos sobre diferenciar os seus negócios dos concorrentes com base nas suas atividades: quais necessidades do cliente atende, que tipo específico de valor oferece e como a entrega.
Também é importante diferenciar da concorrência na aparência. Mesmo que a sua Oferta atenda a uma importante necessidade do cliente de uma maneira única, será difícil ser notado se a sua marca e embalagem parecerem as de todos os outros.
A sua marca deve poder ajudar o seu Cliente-alvo a identificar a sua Oferta de maneira rápida e fácil, num mar de alternativas possíveis.
2 — Atributos da marca
Os atributos da marca se concentram nos aspetos intangíveis da sua marca. Se a nossa marca fosse uma pessoa, como a descreveríamos? Como eles veem o mundo? Como eles se comunicam? Os atributos da marca incluem: Tom e Caracteres da marca.
3 — Arquitetura da marca
A arquitetura da marca captura como os seus produtos e serviços se encaixam para formar um todo coeso. Se a sua empresa coexiste com outras pessoas, como parte de uma matriz corporativa maior, a Arquitetura da marca também pode mostrar como a sua empresa se encaixa nessa imagem.
4 — Declaração de missão
A sua declaração de missão descreve exatamente o que está a fazer para trabalhar em prol do seu objetivo, além de quem se beneficia com o seu trabalho.
Diretrizes:
Focado na ação: descreve as ações que executa para cumprir o seu objetivo.
Exclusivo para você: a sua missão deve ser específica o suficiente para ser reconhecidamente a sua.
Simples e claro: a sua missão é facilmente compreendida por qualquer pessoa.
Elementos da Missão:
Objetivo: Essência do seu Objetivo Fundamental, expressa através da ação.
Categoria de público-alvo: grupo grande que está a tentar ajudar.
Localização geográfica: a localização do seu público-alvo (se a sua empresa for específica da área)
Oferta: métodos através dos quais está a satisfazer um trabalho / necessidade do público.
Benefícios: Resultados da satisfação do trabalho / necessidade do público em apoio às suas prioridades.
5 — Declaração de posicionamento
A sua declaração de posicionamento descreve como desejamos ser percebidos pelo nosso cliente-alvo.
Diretrizes:
Exclusivo e próprio: o seu posicionamento deve colocá-lo num local único no mercado.
Honesto e credível: o seu posicionamento é algo que pode realmente alcançar e entregar.
Ferramenta prática: ajude-nos a decidir o que fazer, o que não fazer e como priorizar projetos e tarefas.
Somente uso interno: o posicionamento é uma declaração estratégica interna. Os clientes não o veem, portanto, não devem ser confundidos com mensagens externas.
Elementos de posicionamento:
Clientes-alvo: os clientes específicos que deseja atender.
Trabalho Não Atendido: O trabalho / necessidade que precisa de satisfação.
Conjunto competitivo: grupo de empresas com abordagens estratégicas semelhantes às suas.
Pontos de diferença: maneiras de sermos melhores que a nossa concorrência. Estes geralmente vêm em três variedades:
Único: ninguém mais pode oferecer o que oferecemos.
Maior valor: o que oferecemos é melhor de alguma maneira significativa do que os concorrentes em relação às prioridades do cliente.
Custo mais baixo: podemos oferecer uma oferta comparável aos concorrentes a um custo menor.
Razões para acreditar: pontos de prova que substanciam os nossos pontos de diferença. Eles abordam preventivamente as principais preocupações dos nossos alvos e demonstram que realmente faremos o que dizemos que faremos. Razões para acreditar geralmente vêm nas seguintes variedades:
Garantia: Reduzir o risco percebido pelos clientes em potencial, oferecendo uma garantia ou reembolso se as expectativas não forem atendidas. Uma boa garantia transfere o risco do cliente para a empresa.
Experiência pessoal: depoimentos ou histórias de fontes conhecidas e confiáveis; interações individuais entre os seus clientes e a sua equipa; avaliações ou demonstrações que os seus clientes experimentam por si mesmos.
Vantagens únicas: possui ou tem acesso a equipamentos, conhecimentos, pessoas, patentes, marcas registadas ou outros itens especiais que não podem ser encontrados em nenhum outro lugar.
Linhagem: Tem um histórico ou histórico de sucesso, ou credenciais e prémios relevantes.
6 — Tom de voz
Tom descreve a qualidade emocional da sua comunicação. Como tal, o Tom está vagamente vinculado ao Arquétipo, mas há muito espaço para definir o seu próprio estilo de comunicação.
Para esclarecer o seu tom de voz e defini-lo de uma maneira que seja facilmente compartilháveis com a sua equipa, recomendamos o uso de dois exercícios: dimensões e palavras-chave.