Como funciona o Facebook Ads?
O Facebook Ads permite criar anúncios com texto e foto, que podem redirecionar para a fanpage da sua empresa ou diretamente para um website externo.
Uma característica interessante dessa ferramenta é a alta segmentação do público que vai visualizar seu anúncio.
O Facebook consegue realizar essa proeza com a ajuda dos próprios usuários: afinal, a maioria das pessoas preenche seu perfil na rede social com uma riqueza de detalhes!
Dessa forma, você consegue determinar no seu anúncio fatores como sexo, localização (cidade, estado, país), idade, status de relacionamento (que pode ser utilizado se o estado civil do público for um fator relevante), profissão e até mesmo interesses pessoais.
Aliás, o Facebook Ads até simplificou a tarefa da segmentação, com o recurso de “lookalike audiences”, ou seja, “audiências similares”.
Esse recurso permite que os anunciantes façam o upload de informação sobre clientes ativos, do seu sistema para o Facebook.
Então, o Facebook aplica filtros combinando com esta informação.
O resultado é que os anúncios produzidos vão atingir usuários com um perfil similar ao dos clientes da empresa, aumentando a chance de sucesso.
Outra característica do Facebook Ads é o fator visual. Imagens e vídeos podem ser usados nos anúncios, fazendo com que eles se integrem melhor ao feed de notícias dos usuários.
Por isso, o resultado é mais suave e, ao mesmo tempo, mais persuasivo do que os anúncios somente com texto.
O Facebook Ads pode trabalhar com pagamento por cliques ou por visualizações. O pagamento por visualizações é feito a cada mil exibições do anúncio, e também conhecido como CPM (“custo por mil”).
Para terminar, existem dois tipos de anúncios diferenciados no Facebook que você precisa conhecer:
- História patrocinada: Um tipo de anúncio que é exibido para amigos de pessoas que já curtiram sua página. Ele mostra as interações que os usuários estão tendo com sua página, como compartilhar um post ou votar em uma enquete. É uma espécie de boca-a-boca virtual.
- Post promovido: Você sabia que um post orgânico só atinge, em média, 16% dos usuários que curtem uma página? Com o post promovido, ao invés de criar um anúncio, você impulsiona uma postagem real. Ela vai para o topo do newsfeed dos seus seguidores, ganhando mais visibilidade entre os usuários que já curtem a página.
Quem o Facebook Ads alcança?
No Facebook Ads, os anúncios são exibidos para as pessoas com base no perfil que você determinou e no comportamento que elas apresentam online.
Esse é um ponto que precisa destaque porque, como você vai perceber mais à frente, é um sistema completamente diferente do utilizado pelo Google Adwords.
Com o Facebook Ads, um usuário pode ver seu anúncio mesmo que ele não tenha demonstrado ativamente nenhum interesse em algo relacionado.
Ou seja, você vai captar muitas pessoas que estão no estágio de “descoberta”. Por isso, para que haja conversão, o seu anúncio (e a oferta que ele traz) precisa ser muito atrativo.