Alcançar Auto-Realização
Enquanto os outros grupos de arquétipos desejam estabilidade, senso de pertencer e maestria, os três arquétipos desse grupo (O Inocente, o sábio e o explorador) representam a busca pela auto-realização.
Todos nós temos alguma experiência de um momento notável em que a vida excelente e perfeita parecia possível. Todos nós queremos cumprir um anseio por um lugar ideal onde possamos nos sentir plenamente nós mesmos e obtendo significado. Alguns psicólogos explicam esse anseio como o desejo de experimentar novamente a segurança e a harmonia do útero.
Temos tantas opções, em termos de como perseguir nossos destinos individuais, mas não muito para nos mostrar o caminho. É por isso que arquétipos e histórias arquetípicas que fornecem um roteiro para a autorrealização são tão relevantes. Estes são os três arquétipos que exibem personalidades egocêntricas e independência:
O Arquétipo Inocente é um pouco de uma criança linda misturada com um místico sábio, maravilhado com a beleza de tudo, acredita que é possível viver no paraíso hoje e agora. Nos níveis mais baixos do arquétipo, as pessoas acreditam que essa é sua herança, seu direito legal, e, portanto, ficam perturbadas quando a vida parece decepcioná-las. Em um nível mais alto, o Inocente escolhe uma vida mais simplista, mais voltada para os valores e continua em busca do paraíso caminhando com essa determinação.
Como compradores, quando os Inocentes encontram uma marca na qual confiam, eles tornam-se extremamente leais, especialmente marcas que simplificam suas vidas.
O Arquétipo Explorador é motivado por um sentimento de não pertencer realmente, como o Patinho Feio tentando encontrar sua própria espécie. Os exploradores sofrem de tédio e mal-estar básicos, como se estivessem constantemente procurando por algo melhor, mas repetidamente eles dizem “não isso” e então tentam outra coisa. Toda essa inquietação é uma estratégia para explorar novas experiências, perspectivas, conexões e produtos que ressoam com a verdade interior do Explorador. Ao longo da estrada, os Exploradores experimentam as mais incríveis aventuras.
Como compradores, os exploradores são independentes e questionadores. Eles adoram experimentar o que há de novo, então, para ganhar sua confiança, uma marca precisa fornecer inovação e aprimoramentos constantes em produtos.
O Arquétipo Sábio nos diz que a busca pelo paraíso é o resultado da sabedoria. Os Sábios ajudam-nos a obter o conhecimento para usar nossa independência e sucesso para melhorar nossas vidas.
Como compradores, os Sábios devem ter todos os dados adequados de que precisam para fazer julgamentos com conhecimento sobre as marcas. Eles gostam de estudar, portanto, produtos que requerem um processo de aprendizagem os atraem mais.