Marcar o Mundo
Enquanto os outros grupos de arquétipos desejam independência, senso de pertencer e estabilidade, esses desejam deixar um legado mesmo que tenham que correr riscos para mudar estruturas rígidas e fracas. Em todos os três, o desejo básico é agir demonstrando poder. Seu medo fundamental é serem vistos como covardes ou apenas ver suas vidas passando.
Raramente falamos sobre o Herói, o Fora-da-lei e o Mago na mesma frase, mas eles são arquétipos fortes com muitas semelhanças.
Emoções que compartilham: entusiasmado, enérgico, raiva, ambição, determinação apaixonada. Todos são contra a realidade limitadora, confinante ou perigosa.
Nos filmes e livros de Hollywood, eles costumam ser protagonistas ousados que têm seu próprio poder especial e assumem riscos para mudar o destino das pessoas.
Esses arquétipos ajudam as pessoas comuns a enfrentar dificuldades, arriscar, quebrar limites e transformar suas vidas. Eles têm tudo a ver com transformação seguida de estresse e euforia. Seja crianças ou adultos, todos ficam fascinados por esses 3 arquétipos.
Tempos incertos exigem pessoas que sintam-se estimuladas a assumir riscos enquanto buscam melhores oportunidades. Eles gostam de provar a si mesmos por meio de desafios, o que produz alta auto-estima e validação social.
Quando esses arquétipos estão vivos nas pessoas, eles concentram-se em transformar o mundo ao redor.
No livro Heroes and The Outlaw, os autores afirmam que “na cultura americana, possivelmente porque este país começou com uma revolução, Heróis muitas vezes têm uma qualidade ligeiramente rebelde neles, e Fora da Lei – pelo menos aqueles que as pessoas gostam – carregam sobre si as qualidades mais selvagens e indisciplinadas da vida americana sem realmente prejudicar a sociedade”.
O Arquétipo Herói (Guerreiro) corre enormes riscos para derrotar as forças perversas para proteger as pessoas ou os valores divinos.
O Arquétipo Fora da Lei (uma força disruptiva), pode quebrar padrões sociais e hábitos para o bem-estar dos outros (Robin Hood), ou eles podem fazer isso por aventura e ganho próprio (Bonnie e Clyde), ou por isolamento desesperado (como Thelma e Louise).
O Arquétipo Mago atua como um instigador para a mudança e o progresso social.
O Herói, o Fora da lei e o Mágico, como arquétipos de força, são representados por marcas que oferecem produtos e serviços que podem impactar e transformar a vida das pessoas.